JR Pass ainda vale a pena?

JR pass vale a pena?

Se você está considerando ir ao Japão, pode ter certeza que suas viagens regionais serão feitas através de trem. E, se você já está fazendo uma pesquisa sobre tickets, com certeza já ouviu falar sobre o JR pass. Se não ouviu, iremos te explicar um pouco o que ele é e como funciona nesse post. Mas afinal, o JR pass vale a pena?

O que é?

Resumindo, o JR é um passe da empresa JR line, que só pode ser utilizado por pessoas que moram fora do Japão. Ele te permite pagar um valor fixo e usar quase todos os meios de transportes da JR durante um determinado período de dias, podendo ser 7, 14 ou 21 dias. Esse passe te dá acesso a metrô, balsas, trem, ônibus e até aos trens balas (com exceção do Nozomi e Mizuho que necessitam de um acréscimo de taxa) dessa linha por um valor único, como já mencionado antes.

É importante lembrar que o JR pass tem que ser adquirido ainda do Brasil ou do seu país de origem, não podendo ser adquirido no Japão. Quando você chega em terras japonesas, é necessário ativar seu JR pass. No nosso caso, optamos por ativá-lo no aeroporto mesmo.

Ticket JR Pass Assento Reservado
Ticket JR Pass Assento Reservado

Desde outubro de 2023, esse passe sofreu um expressivo aumento em seu valor, o que fez com que muitas pessoas reconsiderassem a compra (veja aqui os valores atualizados, retirados do próprio site da JR). Agora a pergunta que não quer calar é, vale a pena? A resposta é: depende.

Depende, primeiramente, do seu roteiro e quais cidades você pretende conhecer. Para aqueles que fazem o trajeto clássico Tóquio, Quioto e Osaka, o JR pode não valer a pena quando comparado ao valor dos transportes separadamente ou a outros passes regionais. Por isso, vamos deixar um site que pode fazer essa comparação para vocês.

Além disso, tenham em mente que o fato de você passar 14 dias no país não necessariamente vai fazer com que seja mais vantajoso o passe de 14 dias.

No nosso caso, fizemos uma viagem de 16 dias e optamos por pegar o passe de 7 dias, já que além dos trajetos acima mencionados (Tóquio, Kioto e Osaka), passamos ainda por Hiroshima e Niigata. Ou seja, após o aumento de preço, é impossível dar uma resposta certeira para essa pergunta, sendo necessário olhar em cada caso, qual a melhor estratégia para economizar.

E ai, vale?

O importante é montar seu roteiro pensando em otimizar ao máximo os trajetos da sua viagem para que valha a pena a compra do JR pass. Utilize o JR Fare calculator e sites de trajetos para que você possa organizar da melhor maneira possível. Dependendo do seu roteiro e rotas que for fazer, o JR Pass é um grande aliado na sua viagem ao Japão.

Por último, há também a opção de passes regionais (Regional Rail Passes) que são bem mais em conta que o JR Pass padrão. Eles funcionam em determinadas áreas do Japão e, por isso, para aqueles que não planejam visitar locais tão distantes, pode valer a pena.

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens

plugins premium WordPress
error: Content is protected !!