Kyoto é uma das cidades mais tradicionais do Japão, tendo sido capital do Japão por muitos anos antes de Tokyo. Até hoje grande parte da cidade mantém uma arquitetura mais clássica, conservando a estrutura das antigas casas japonesas. Para aqueles que vão ao Japão pela primeira vez, passar alguns dias por lá é indispensável. A cidade não possui aeroporto, mas você pode chegar nela pelo aeroporto de Osaka, que fica localizado há cerca de 100 km ou por alguns dos aeroportos de Tokyo, distante aproximadamente 450 km (de trem bala, esse trajeto é feito em mais ou menos 3 horas). Hoje iremos mostrar para vocês nosso roteiro pela cidade, ficando 3 dias por lá.
Dia 1
A primeira parada do dia começa bem cedinho indo ao famoso templo dos Toriis de Kyoto, o Fushimi Inari. É um santuário dedicado a Inari, divindade da colheita e dos bons negócios, sendo repleto de portais “Torii” de sua base até o templo no topo da montanha. Por ser bastante famoso, o ideal é chegar bem cedo para aproveitar o local menos tumultuado. A caminhada pelas escadas até o topo leva cerca de 2 horas, mas as partes iniciais já nos dão um visual incrível.
A segunda parada deste dia fica do outro lado da cidade, o Nijo Castle. Sendo um dos castelos mais conhecidos do Japão do período Edo, era lar do Xogum (era ao mesmo tempo senhor de terras e líder militar). Para entrar no local é necessário comprar um ingresso na bilheteria na entrada. Aproveite para visitar os lindos jardins do local e apreciar a paisagem deste local histórico.
Não muito longe do Nijo Castle, fica o famoso templo do Pavilhão Dourado, ou Kinkaku-ji. Ele é um pavilhão de três níveis coberto com folhas de ouro no segundo e terceiro pisos. Sendo um local de férias para o Xogun, foi construído em 1397 e, infelizmente, necessitou ser reconstruído algumas vezes. Mesmo assim, o local apresenta um lindo lago que reflete a imagem do templo e fica incrível.

Nossa última parada deste dia é a estação de Kyoto, sendo basicamente um shopping. É incrível como é grande o local e as vezes nos perguntavámos se era mesmo uma estação. Repleto de lojas, não deixe de comprar alguns doces típicos por lá. É cada um mais bonito que o outro, mas no geral e deliciosos também.
Dia 2
No nosso segundo dia, começamos indo para a Bamboo Forest localizada em Arashiyama. É um dos locais mais famosos de Kyoto e nossa dica é de chegar bem cedo, por volta das 7 hrs, já que começa a encher de turistas um pouco depois desse horário e isso pode atrapalhar um pouco sua experiência. Aproveite com calma um passeio através dos bambos e a atmosfera calma do local.

A segunda parada do dia são as ruas de Arashiyama. Aproveite para passear um pouco pela famosa rua e verificar as lojinhas de souvenirs e comidas. Experimente para conhecer os restaurantes locais e ter uma experiência de se vestir de Kimono, mas procure reservar com antecedência. Ali também fica um local bem famoso que é a Kimono Forest, um caminho com vários desenhos de Kimono que se iluminam a noite. Para terminar o dia aproveite o por do sol na Togetsukyo Bridge.
Dia 3
No terceiro dia comece a manhã visitando a famosa Higashiyama, um lugar que nos remete a Kyoto antiga. Aproveite para chegar bem cedo para tirar fotos do local vazio. Não deixe de visitar as inúmeras lojinhas que existem no local e visitar a famosa pagoda. Os restaurantes no local costumam ser cheios então tente evitar, se puder, os horários de pico.

Na parte da tarde vem a nossa segunda parada, o Kyomizudera, o templo da água. Por ser um lugar bem famoso e um dos cartões postais de Kyoto é claro que ele fica muito cheio, então não se desespere. Aproveite para conhecer as várias estruturas do local e apreciar um lindo por do sol por lá.

Saindo de lá, conhecemos o Yasaka Shrine, outro templo lindo na cidade e que fica acesso durante a noite. Costuma ficar cheio também, mas nada absurdo. Conheça os caminhos que saem do templo principal e também as barracas de rua que vendem deliciosas comidinhas.
Para finalizar o dia, que tal conhecer um pouco do centro de Kyoto? Bem pertinho do Yasaka Shrine já existe uma rua bastante movimentada e com várias opções de comida e lojas, mas se prepare pois as opções são grandes e a rua é bemmm grande. Não deixe de explorar os becos das ruas.
E aí, o que acharam desta cidade incrível? Kyoto mistura o moderno com o passado e traz um atmosfera incrível, por isso não pode ficar de fora de sua viagem se for sua primeira vez no Japão. Lembre-se da dica principal, acordar cedo para pegar os lugares turísticos mais vazios.



