Em Janeiro de 2023 tive a oportunidade de conhecer a Bahia, esse estado maravilhoso do nosso país repleto de música, alegria, dança e claro, sol! Nesse post vou compartilhar com vocês meu roteiro de oito dias passando por quatro cidades do sul do Bahia: Porto Seguro, Arraial de Ajuda, Trancoso e Caraíva.
Primeiro dia
Chegada em Porto Seguro. Fizemos um voo direto do Rio de Janeiro, o que levou aproximadamente 1h30min. De lá, pegamos um táxi até o nosso hotel para deixar as malas para podermos passear um pouco pela cidade. Eu sempre gosto de deixar esse primeiro dia para conhecer o centrinho, me ambientar e descansar, então não costumo colocar grandes programações logo no início.
Nesse dia, passeamos pelo centro histórico de Porto Seguro, conhecemos a igreja de São Benedito e a noite, após o check-in, fomos visitar a famosa Passarela do Descobrimento, carinhosamente chamada de Passarela do Álcool. Por lá, há vários bares, restaurantes, lojinhas e música ao vivo. Uma delícia de passeio.
Segundo dia
Iniciamos o dia pegando a balsa para Arraial de Ajuda. De lá fomos para a Praia do Mucugê onde passamos a tarde e almoçamos. Já na parte da tarde fomos conhecer o Centro histórico, onde fica o mirante das fitas. A noite voltamos em Mucugê para jantar. Uma dica para quem procura uma baladinha é o famoso Morocha Arrail night. Optei por não ir, mas todos falam que lá é super badalado.

Terceiro dia
Saímos em direção à Praia da Lagoa Azul/Taipe onde aproveitamos a manhã até a hora de seguir viagem para Trancoso, percurso que fizemos em mais ou menos 1 hora de táxi. Como ainda estava cedo, conseguimos aproveitar a praia do rio da barra.

Essa praia possui lindas falésias e é um pouco afastada do centro, o que a torna um pouco mais deserta, perfeita para você que quer fugir da agitação de Trancoso. A noite fui conhecer o famoso Quadrado de Trancoso. Prepara-se para gastar! Os restaurantes por lá não são nada baratos, então nossa dica é tentar comer em locais um pouco mais afastados do centrão do quadrado se quiser economizar.
Quarto dia
Mais um dia em Trancoso, onde decidimos conhecer 2 praias próximas: Praia dos Coqueiros e dos Nativos. A verdade é que uma é a continuação da outra, já que a distância entre as duas é de mais ou menos 20 minutos de caminhada. Como tudo em Trancoso, é extremamente caro, na praia não poderia ser diferente. Um aluguel de barraca e cadeira custava 300 reais!! Para nós que somos cariocas foi um absurdo sem igual.
Por isso, andamos mais um pouquinho e resolvemos ficar na sombra de um dos vários coqueiros ali perto para desfrutar da praia. Na parte da noite voltamos ao famoso Quadrado pois estava tendo festa de comemoração ao dia de São Sebastião com shows ao vivo, além de muita dança e música boa.
Quinto dia
Resolvemos curtir um pouco mais das praias de Trancoso e voltamos para a praia dos nativos por ser perto do nosso hotel. Houve um pouco de chuva durante o dia, mas nada que impactasse tanto o passeio, afinal, já estava molhada da agua do mar mesmo, rs.

Sexto dia
Neste dia, fomos para Caraíva. A viagem leva em média 3 horas de carro. Como não havia muito sinal e não conhecíamos o lugar, optamos por fechar um serviço de transfer privativo. Ao chegar em Caraíva é preciso atravessar o rio de balsa. Prepare-se, não há asfalto, apenas areia e tampouco passam carros.
Nosso conselho é não levar malas grandes e pesadas pois você terá de carrega-las na areia. Há a opção de alugar um burrinho para leva-las, que custa em torno de 15 reais, mas nós ficamos com pena dos bichinhos e preferimos passar o perrengue.
Depois de andar alguns minutos até a pousada, fizemos o check-in e como ainda estava no início da tarde, resolvemos fazer o passeio de lancha até a Praia do Satu. Esse passeio pode ser feito de lancha ou a pé. A noite fomos ao Centrinho de Caraíva ver um pouco do charme dessa cidade a noite.
Setimo dia
Dia de conhecer Corumbáu, essa praia lindissima bem ao sul do estado não nos decepcionou em nada! Fizemos o passeio de buggy e chegamos bem cedinho para pegar a maré baixa e ver alguns corais. Passamos o dia todo nessa praia. Pretendíamos visitar a aldeia indígena que existe por lá, mas infelizmente nesse dia a aldeia não abriu devido a rituais indígenas.
Oitavo dia
E para fechar essa viagem, deixamos o melhor para o final. Fui conhecer a tão famosa praia do espelho. Para a praia ficar ainda mais bela a dica é consultar a tábua das marés para poder ver de perto os corais e também ver aquele efeito lindo de praia espelhada. E foi isso que fizemos e deu certo. De longe a praia mais bonita de toda a viagem.




