Se você está viajando ao Japão durante a temporada de inverno, com certeza deve estar se perguntando sobre as chances de ver neve. As principais cidades do país não costumam nevar, claro que você pode dar sorte, mas fique sabendo que as chances são baixas. Tendo isso em mente, optamos por ter a certeza de que pegaríamos neve e resolvemos fazer um bate e volta para Hokkaido, ilha ao norte no Japão, onde as temperaturas costumam ser menores do que em Tokyo e Kyoto, por exemplo.
Escolhemos um dia já pro final da viagem, onde as temperaturas estariam mais baixas e compramos um voo até Sapporo. Ela é a capital de Hokkaido e o voo dura mais ou menos 2 horas saindo de Tokyo. Dito isso, compramos uma passagem com uma companhia low cost japonesa, a Skymart (vocês podem conferir nossa experiência com essa Low Cost neste post), saindo de Haneda pela manhã e retornando no fim da noite.
O voo foi bem tranquilo e chegamos em Hokkaido por volta das 10h da manhã no aeroporto de Chitose. Do aeroporto, pegamos um trem rápido até o centro de Sapporo, onde fomos direto ao Odori park, um parque bem famoso na região, conhecido por abrigar a torre do relógio. As ruas estavam com uma boa quantidade de neve, mas foi apenas depois do almoço que pudemos presenciar uma leve nevasca. Depois de brincar um pouco na neve e comermos numa famosa rede de fast food chamada Lotteria, decidimos visitar a fábrica de chocolate de Hokkaido chamada Shiroi Koibito Park.
Para chegar lá, seguimos o Google maps e pegamos o metrô. O percurso levou cerca de meia hora. O lugar estava todo decorado ainda para o natal, com vários enfeites e o melhor, cheio de neve, uma coisa linda! Fizemos um tour pela parte interna e pudemos ver a produção dos famosos biscoitos de leite que são produzidos por lá. E olha, os biscoitos são tão deliciosos que compramos alguns para trazer para o Brasil. No final, tomamos um belo vinho branco no café da própria fábrica.

Depois de algumas horinhas, resolvemos voltar para a região principal da cidade e ver a praça principal à noite e brincar mais um pouco na neve antes de pegarmos o trem de volta para o aeroporto. Olha, era um frio de 2 graus negativos, o que para nós cariocas foi muito!

Atenção apenas aos horários do metro e do trem. Como já falamos, pegar um táxi no Japão pode ser extremamente caro e, por isso, o transporte público é quase sempre a melhor a opção. Por isso, fiquem atentos ao primeiro e ao último horário do metrô e do trem para não passarem nenhum perrengue.
Claro que se você tiver mais tempo, o ideal seria ao menos 2 dias em Sapporo, talvez ir a um Ski Resort da região ou apenas aproveitar a cidade, mas como estávamos com os dias corridos, preferimos fazer esse bate e volta para ter certeza de que realizaríamos o sonho de conhecer a neve e valeu super a pena.




Respostas de 2
Viagem maravilhosa!!! Parabéns!!! O Japão é um país muito exótico para se conhecer, muito diferente de diversos lugares no mundo. Certamente, uma ótima opção de viagem que pretendo realizar em breve e, tendo dicas maravilhosas que vocês disponibilizaram, ficar muito mais fácil de fazer uma programação boa e eficiente, otimizando gostos com tempo.
Obrigado!
Oi Gilberto, tudo bem? Ficamos felizes que esteja gostando das dicas. Qualquer dúvida pode entrar em contato com a gente.