Olá Exploradores, vamos contar para vocês como é a experiência de um Yakiniku, o famoso churrasco japonês.
Várias pessoas pensam que no Japão apenas se come peixe cru e ficam com medo de se aventurar na culinária japonesa. Acontece que, na verdade, não é bem assim que funciona. O churrasco japonês é um tipo de comida bem tradicional por lá. A palavra Yakiniku tem origem japonesa e quer dizer, a grosso modo, pratos com carne grelhada.
Como bons amantes de carne, decidimos provar. Fomos em uma rede bem conhecida no país chamada Yakiniku LIKE, especificamente na unidade de Akihabara. Tudo começa com o atendimento que, assim como os demais locais, foi muito bom. A garçonete que nos atendeu era super simpática e apesar de não falar inglês, ela tentou se comunicar com a gente através de gestos e mímicas, o que, no final, deu muito certo.
Existe a versão do cardápio em inglês, o que já nos facilita muito e, aquelas palavras que não entendíamos, usávamos o tradutor e tudo certo.
O diferencial do churrasco é que a carne vem crua e você mesmo cozinha, escolhendo assim o ponto ideal. O esquema é o seguinte: você escolhe o tipo de carne e a quantidade que você quer pedir através de um tablet. O arroz já está incluso no pedido e pode ser pedido quantas vezes você quiser, sem custo adicional para isso. O mesmo vale para o chá verde que você mesmo prepara lá na hora.
Quando o pedido está pronto, a tela do tablet te avisa que é hora de buscar sua refeição no balcão. Há diversos tipos de temperos e molhos para sua carne como alho e shoyu. Você também controla a temperatura do fogo já que a grelha é embutida na própria mesa, o que nós achamos bem legal.

Nossos pedidos iniciais foram a costela de boi e a fraldinha. Eu fiquei apaixonada pela costela, já o Fe gostou mais da fraldinha. Pedimos ainda um pedaço de carne wagyu, considerada a carne mais cara do mundo. E entendemos o motivo de sua fama. A carne é extremamente macia e muito saborosa, então vale a pena provar quando estiver por aqui já que ela é de origem japonesa.
Por fim, como eu estava na vibe de comidas típicas quis experimentar a língua bovina, que é muito consumida por lá. O Fe, depois de muito relutar, provou um pedacinho comigo, contra sua vontade rs. Não vou dizer que gostei, nem que comeria de novo, mas a carne diminuiu seu tamanho pela metade depois de grelhada. Além disso, achei um pouco borrachuda, apesar do gosto não ser ruim.

Nossa conta total foi de mais ou menos quatro mil yenes, o equivalente á 144 reais para duas pessoas. Para pagar nós pegamos nosso cartão com o número da mesa e nos dirigimos a uma máquina, onde realizamos o pagamento sozinhos.
Com exceção da língua, com toda certeza nós voltaríamos a comer o churrasco japonês, foi uma experiência gastronômica incrível e recomendamos a todos vocês que tiverem oportunidade.



